Projeto de criação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos – NEPEAC

A proposta de formação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC), criado em 12 de junho de 2013, tem como objetivo dar suporte administrativo e logístico ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nesse sentido, a atual proposta se apresenta como conseqüência de uma contrapartida da UFF ao MCTI para a consolidação acadêmico-administrativa do INCT-InEAC que, atualmente, encontra-se vinculado academicamente à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, implementando-o como Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos. 
Por fim, cabe destacar que a escolha pela formação de um núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão é resultado do programa que já vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores vinculados ao grupo que atuam nessas três esferas, seja na realização e orientação de pesquisas de graduação e pós-graduação, stricto e lato sensu, e/ou na elaboração, execução e coordenação de cursos de graduação, extensão, especialização e pós-graduação stricto-sensu e ainda na elaboração e execução de projetos de extensão, inclusive de vídeo e radiodifusão, através da PROEX/UFF. Espera-se assim, que o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos sedie e articule institucionalmente na UFF o INCT-InEAC e sua rede, nacional e internacional, que desde o ano de 2013 vem administrativamente desenvolvendo atividades na área da Segurança Pública e da Justiça Criminal.

Em 2018, NEPEAC/INCT-InEAC – PROPPI – UFF inaugurou, o LEMI – Laboratório Estúdio Multimídia Multiusuário, com vistas à difusão científica e criação de conteúdos educativos, buscando excelência no cumprimento da finalidade principal do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCTIC: a divulgação e difusão dos resultados das pesquisas e atividades do Instituto para e com a sociedade. O projeto objetiva produzir conteúdos audiovisuais de ensino a distância, programas para TV, WEB, produções que possam de maneira mais rápida e criativa promover e facilitar a interação com cidadãos, gestores públicos, participantes de movimentos e coletivos sociais, estudantes e outros pesquisadores de outros estados e países.

A equipe do LEMI está empenhada nessa tarefa de produzir e difundir o conhecimento, fruto do trabalho dessa rede. No entanto, o sucesso disso também depende da interação e cooperação de todos, não só no que tange à produção dos conteúdos, mas também da sua difusão. 

O Acervo foi criado em 1994 com o objetivo de guardar os títulos adquiridos com recursos de projetos e até hoje é mantido deste modo através de fomentos a ensino, pesquisa e inovação, coordenados pelos pesquisadores do INCT-InEAC. Hoje atende principalmente aos cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia, Justiça e Segurança, Curso a Distância Tecnólogo em Segurança Pública e o curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública. Atendendo demais cursos da graduação e também pós-graduação como Direito, Ciências Sociais, Sociologia e etc.

A coleção constituída por aproximadamente 8.000 livros, 550 teses e monografias, 350 periódicos físicos, que atualmente são digitais, separatas, recortes de jornais e DVD’s.

Os serviços prestados aos usuários são:

Referência: Onde os alunos são orientados em suas pesquisas em relação aos seus temas e interesses.

Empréstimo: Os alunos podem pedir empréstimo de livros, separatas ou periódicos no prazo de 20 dias corridos, com a possibilidade de ser renováveis na ausência de solicitações de reserva de outro usuário.

Ementa de disciplina: Colaboramos com os professores criando pastas digitais com a bibliografia da disciplina de cada semestre. Os Arquivos são disponibilizados em PDF, que podem ser facilmente visualizados.

Base de dados: Hoje utilizamos internamente o sistema PHL para gestão das obras bem como o fluxo de empréstimos. Para pesquisa em outras redes utilizamos os Portais de Periódicos* da CAPES, SciELO, SCOPUS, ISIS, JCR e Academia.edu, bem como repositórios* e acervos de outras instituições disponíveis na internet.

*Repositório Institucional da UFF Objetivo:

Implementação e divulgação do Repositório Institucional da UFF.

*Portal de Periódicos da CAPES Objetivo:

Orientação aos usuários da comunidade acadêmica na utilização dos recursos do portal e na configuração para acesso remoto.

Skip to content