Na manhã desta terça-feira, 28, teve início a programação presencial do X Seminário Internacional do INCT-InEAC, na qual o Laboratório Estúdio Multimídia Multiusuário (LEMI) esteve presente realizando a transmissão ao vivo, com tradução em libras, no canal do Youtube do INCT-InEAC. A primeira atividade foi a mesa comemorativa de aniversário de 10 anos de criação do curso de tecnólogo e 11 anos do curso de bacharelado em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), com os palestrantes Roberto Kant de Lima (UFF), Leonardo dos Santos Ramos (PMRJ), Lenin dos Santos Pires (UFF), Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF) e Mariana Rodriguez (SESEG).
No período da tarde, das 14h às 16h, aconteceu o Cine InEAC, com exibição do filme “Marronage encontra Teatro do Oprimido”, seguida de mesa com os realizadores. Participaram da conversa Mirian Alves de Souza (UFF) e Claudio Salles (LEMI INCT-InEAC/UFF), com mediação de Antonio Claudio Ribeiro da Costa (PPGJS/UFF). O documentário também já está disponível no canal do Youtube (https://youtu.be/TRmv_UOn_YE?si=63U97v9xOzVXpsY1).
Em seguida, foi realizada a primeira Conferência Internacional, com Alain Battegay (Université Lumière, Lyon II), com o título “Egalité/inégalité dans les politiques de la ville en France: entre principe de légitimité et épreuves de mise en œuvre (effectivité, crédibilité, altérité)”. A mediação ficou por conta de Fabio Reis Mota (UFF) e Yolanda Gaffrée (INCT-InEAC).
A partir das 18h, começou a Mesa em Homenagem Póstuma ao professor Edmundo Daniel Clímaco dos Santos. Os palestrantes foram Ronaldo Lobão (PPGSD/UFF), Marco Aurélio Gonçalves Ferreira (UFF) e Francisco Rebel Barros (University of Utah). O mediador foi Roberto Kant de Lima (INCT-InEAC/UFF).