Cartaz de divulgação do evento

O Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura (PsicoCult), da rede do INCT-InEAC, realizou, nos dias 7, 8 e 9 de novembro o Seminário Interdisciplinar sobre Psicoativos, no auditório do INCT- InEAC, Campus do Valonguinho da Universidade Federal Fluminense (UFF) e transmissão ao vivo feita pelo LEMI por meio do canal Instituto no YOUTUBE. Com o objetivo de discutir e promover reflexões sobre os usos e as políticas das substancias psicoativas, o evento é promovido por PsicoCult, Laboratório Social da Cannabis — coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Fraga (PPGCSO-UFJF) — e Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (Rede Reforma).

O primeiro dia de evento contou com mesa de abertura, composta pelo reitor da Universidade Federal Fluminense, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, além dos pesquisadores Roberto Kant de Lima, Lenin Pires, Lucía Eilbaum e Joaquim Leonel. A mediação foi de Frederico Policarpo (UFF), Paulo Fraga (UFJF) e Emílio Figueiredo (REFORMA). Em seguida, ocorreu a conferência “Ciência e Direito: a regulamentação de psicoativos no Brasil”, com Sidarta Ribeiro (Instituto do Cérebro-UFRN) e Ricardo Nemer (REFORMA/mestrando PPGSD). Luana Martins atuou como mediadora da conversa (PPGJS-UFF). Por último, houve a mesa “Políticas sobre drogas”, com a presença e de Natália Amorim (ALERJ), Monique Prado (UFJF), Thiago Rodrigues (UFF) e mediação de Frederico Policarpo (UFF).

Integrantes da mesa de abertura

Já no dia 8, a programação começou com a mesa “as associações, o habeas corpus e a regulamentação do cultivo“, formada por Marilene Esperança (AbraRio) Nathan Kamliot (Sustenta Cannabis) e Emílio Figueiredo (REFORMA/PPGSD), com Paulo Fraga (UFJF) mediando a conversa. Logo após, os inscritos no Seminário puderam assistir à mesa “desafios da prescrição em cannabis: ensino médico e controle de qualidade“, com Virginia Carvalho (UFRJ), Liga de Cannabis Medicinal do curso de Medicina da UFF, Camila Pupe (Neurologista/Medicina UFF) e Marcos Veríssimo (UFF) como mediador.

O último dia do Seminário Interdisciplinar sobre Psicoativos iniciou com conversa intitulada “A circulação de psicoativos: a mercantilização e a medicalização“, com participação de Thiago Pereira (UERJ), Tiago Coutinho (UFRJ), Carol Grillo (Geni/UFF) e mediação de Rogério Azize (IMS-UERJ). Para finalizar o evento, Lívia Casseres (Coordenadora Geral de Projetos Especiais sobre Drogas e Justiça Racial da SENAD/MJSP) e Julita Lemgruber (CESEC) promoveram conferência sobre “A Proibição e seus efeitos“. A mediação foi de Mário Valente (UFF).

Conferência com Lívia Casseres e Rachel Machado encerra o Seminário sobre psicoativos

Com transmissão feita de maneira integral pelo LEMI, as mesas e conferências do Seminário podem ser conferidas em: https://www.youtube.com/@InEAC/streams

Skip to content